Fundado em 2003 e reformulado em 2018, o Wrexham Women tem o desafio de desbancar os tradicionais Cardiff e Swansea na Adran Premier
O Wrexham AFC Women (antigo Wrexham Ladies FC) é a equipe feminina dos Dragões Vermelhos. Com 22 anos de existência, as Robins disputam a primeira divisão do campeonato feminino galês — a Adran Premier — e buscam o seu primeiro título no torneio.
Um dos fundadores da liga galesa, o Wrexham já passou por altos e baixos, desde a disputa da terceira divisão do país até a sua reformulação, aquisição da licença semiprofissional e acesso à elite do novo campeonato.
Entretanto, o sucesso das Robins foi impulsionado pela aquisição do clube por Ryan Reynolds e Rob McElhenney em novembro de 2020 e elas disputam a primeira divisão desde a última temporada.
Saiba mais sobre o Wrexham Feminino a seguir:
História
A equipe foi formada em 2003 como NEWI Wrexham Ladies Football Club, em uma parceria com o North East Wales Institute (NEWI) e com o Yale College, mas só se tornaram parte do clube galês de fato em 2009, com o nome Wrexham Ladies FC.
Sua melhor campanha foi na temporada 2011-12, quando as Robins venceram a etapa de pontos corridos, mas perderam a final do campeonato para o Cardiff.
Em 2018, a equipe foi reformulada e renomeada para Wrexham AFC Women. Nesse mesmo ano, o clube conquistou a segunda divisão da liga do norte de Gales — e o acesso para a divisão acima. Em 2023, o Wrexham se tornou uma equipe semiprofissional e conquistou o acesso à Adran Premier após conquistar a divisão norte.
Na última temporada, o Wrexham Women terminou o campeonato na 3ª colocação e foi vice-campeão da Bute Energy Welsh Cup (naming rights da FAW Women’s Cup) pela segunda vez em sua história. Além disso, a equipe conquistou a sua licença UEFA, que permite participações nos torneios continentais europeus, e realizou sua primeira turnê internacional nesta pré-temporada.
Ficha Técnica
O Wrexham Feminino foi fundado em 2003 e reformulado em 2018, hoje com o nome Wrexham AFC Women. Os seus apelidos são The Robins (As Tordas) e The Red Dragons (As Dragoas Vermelhas). Suas cores, assim como na equipe masculina, são vermelho, preto e branco.
O clube disputa a Adran Premier, primeira divisão do campeonato galês feminino, formada por oito equipes. Atualmente, elas estão na 4ª posição, com 25 pontos (8 vitórias, 1 empate e 6 derrotas). A equipe foi eliminada nas semifinais do Adran Trophy para o Swansea, mas vão enfrentar o Pontypridd United na próxima semana pelas semifinais da Bute Energy Welsh Cup.
As Robins mandam os seus jogos no The Rock Stadium, em Rhosymedre, que tem capacidade para trẽs mil torcedores.
O material esportivo é a Macron e os patrocínios da camisa são a United Airlines, a HP, a MetaQuest e a Betty Buzz (marca de bebidas de Blake Lively, esposa de Ryan Reynolds).

Elenco do Wrexham Feminino
A equipe contém atualmente 22 jogadoras. A capitã é Karen Allen e a artilheira da temporada é a atacante Ava Suckley, com 14 gols, seguida de Liv Fuller, com 11 gols, e de Rosie Hughes, com oito gols.
Hughes foi artilheira e eleita jogadora da temporada da equipe nas últimas três edições. A atacante é a maior goleadora da história do clube, com 116 gols em quatro temporadas.
A meio-campista Rebecca Pritchard é a jogadora mais aparições pelo clube, com 109 jogos, seguida da goleira Del Morgan, com 107 partidas.
A meio-campista Lili Jones é da base do Wrexham e foi uma das revelações da equipe em 2024, vencendo o prêmio de Young Player of the Year do clube.
O treinador Steve Dale está na equipe desde 2021, participando do acesso gradual do clube à primeira divisão galesa.

Recordes
O Wrexham fez história após se tornar o primeiro time da Adran Premier a assinar contratos semiprofissionais com suas jogadoras, incentivando Swansea e Cardiff a ter a mesma atitude.
Além disso, a preocupação de Reynolds e McElhenney em dar importância e visibilidade à equipe feminina resultou em um recorde de público no futebol galês — 9.511 torcedores assistiram o jogo contra o Connah’s Quay Nomads Women, pela Adran North, em 26 de março de 2023.
A temporada 2011-12 foi a de maior sucesso das Robins, quando além do vice-campeonato também marcaram a sua maior goleada (19 a 1 contra o Cybi) e ficaram 27 jogos sem sofrer gols. Em 2012-13, atingiram o maior número de vitórias em uma temporada, com 13.
Por outro lado, em 2019, foi a sua maior crise, quando perderam por 12 a 1 para o Llanfair United no campeonato do norte e alcançaram a posição mais baixa da pior divisão (4ª posição na 2ª divisão do campeonato do norte). Em 2021-22, quando foram vice-campeãs da Adrian North, as galesas marcaram 77 gols, maior marca até então.
Leia mais: Kaleen Allyn assume função de Humprey Ker e anuncia mudanças no Racecourse
Próximos jogos da temporada:
09/03 às 11h: Cardiff City x Wrexham (Adran Premier – Fase Championship)
23/03 às 11h: Briton Ferry x Wrexham (Adran Premier – Fase Championship)
30/03 às 10h: Wrexham x Briton Ferry (Adran Premier – Fase Championship)
06/04 às 10h: Wrexham x Cardiff City (Adran Premier – Fase Championship)
13/04 às 13h: The New Saints x Wrexham (Adran Premier – Fase Championship)
16/04 às 11h: Wrexham e Pontypridd United (Semifinal da Bute Energy Welsh Cup)
27/04: Final da Bute Energy Welsh Cup (caso o Wrexham se classifique no dia 16)
Como acompanhar o Wrexham Feminino?
O perfil oficial da equipe está disponível tanto no Instagram como no X (Twitter), mas os jogos ainda não possuem transmissão para o Brasil.
Acompanhe também as notícias do Wrexham pelos perfis do Wrexham Brasil.
Leia mais: Onde Assistir Wrexham x Rotherham – Live Streaming