Com valores especulados em 7,5 milhões de libras fixos mais 2,5 milhões em metas, Broadhead bate os recordes de transferência do clube
Em uma negociação longa e complexa, a diretoria do Wrexham conseguiu entrar em acordo e convencer o Ipswich Town a negociar o atacante Nathan Broadhead. O treinador da equipe já havia tornado público o desejo do jogador de ir para o Wrexham, mas disse que o clube não gostaria de liberá-lo. As altas cifras envolvidas na negociação provavelmente os fizeram mudar de ideia. Com o cumprimento de metas, o valor pode chegar a 10 milhões de libras, “o preço de um jogador com a verdadeira qualidade de uma Championship”, como disse Phil Parkinson em entrevista.
“Ele tem o pedigree da Championship, a habilidade de criar algo em situações de aperto, você precisa de jogadores que saibam destrancar a porta e criar lances-chave nos jogos e Nathan tem isso”, comentou Phil sobre o reforço.
Nathan Broadhead tem 27 anos e assinou contrato com o Wrexham por 4 anos, até o final da temporada 2028/29. Broadhead é galês, nascido em Bangor, cidade próxima a Wrexham. O atacante se tornou profissional pelo Everton, onde esteve por 15 anos, mas passou pela base do Wrexham em sua formação e essa transferência representa, além de tudo, uma volta pra casa.
Broadhead chega com um currículo vitorioso. Já começou estreando como profissional com um assistência na Europa League pelo Everton. Depois, emprestado ao Sunderland, ajudou o clube a ser promovido marcando 10 gols em 20 jogos na League One. Na sequência, passou pelo Wigan Athletic para disputar a Championship 22/23, marcando 5 gols. Então foi contratado pelo Ipswich Town no meio da temporada, ajudando o clube a conquistar o acesso à Championship com 8 gols e 6 assistências. Seguiu fazendo história pelo clube e, na temporada 23/24, com 13 gols e 3 assistências, foi vice-campeão da segunda divisão, promovendo os Tractor Boys à Premier League depois de 22 anos.
O galês também foi presença frequente nas categorias de base da seleção de seu país e tem sido convocado para a seleção principal desde 2023. Ele é o terceiro jogador de seleção galesa contratado nessa janela, junto ao goleiro Danny Ward e o centroavante Kieffer Moore.
O novo reforço é um atacante completo. Se movimenta bem para aproveitar os espaços e ser ameaça constante, sabe encostar para buscar jogo e também atacar a linha de defesa com perigo. Tem pensamento rápido, agilidade e consegue resolver bem as jogadas em espaço curto. Sua finalização tem qualidade em qualquer zona, de curta e média distância, dentro ou fora na área, e mesmo com 1,78m tem bons gols de cabeça graças ao seu posicionamento inteligente e impulsão.
No esquema do Wrexham, pode jogar como um atacante versátil na dupla de ataque, ou compor um trio de frente num esquema mais fluido. Phil Parkinson já testou esse tipo de variação na pré-temporada, e a contratação de Broadhead, somada às características dos demais reforços, é uma forte indicação de que o Wrexham pode mesmo mudar sua formação.
Independente da posição ou função em campo, ele é um jogador completo e deve ser titular em pouco tempo. Sua chegada consolida a subida de patamar do elenco nessa nova fase, com novos desafios.
“Nós subimos de divisão bem rápido e é importante termos contratado jogadores no padrão de qualidade da Championship para nos ajudar nessa jornada e auxiliar os jogadores que já faziam parte do elenco”, declarou Phil Parkinson.
Fontes: site e canal oficial do clube, serviço de estatísticas Sofascore e análise de lances do jogador.