Arthur Okonkwo e a defesa de três pontos

Wrexham acumula 21 jogos sem sofrer gols e conta com o decisivo Okonkwo para buscar a promoção para a Championship

O Wrexham está muito perto de conseguir seu terceiro acesso seguido, em mais uma surpreendente temporada. O time defende sua vaga na Championship com um futebol organizado e bastante sólido. Esbarra em uma série de limitações, naturalmente, mas a consistência defensiva é impressionante e a entrega dos jogadores para buscar os resultados até o fim tem garantido nossos triunfos.

A equipe de Phil Parkinson ficou sem sofrer gols em 21 dos 41 jogos da League One e é líder absoluta no quesito “clean sheets”. O Birmingham, líder da competição e virtual campeão antecipado da liga, tem 18. Das 41 rodadas, o Wrexham sofreu mais de um gol em apenas 10, e só nas derrotas para Stevenage e Birmingham foi vazado 3 vezes.

O sistema de marcação é bem coordenado e a qualidade técnica, inteligência e comprometimento dos nossos defensores é evidente nas partidas. Em muitas delas terminamos sem sofrer grandes lances de perigo, mesmo quando o adversário tem mais a bola – o que acontece com frequência. E, quando nossa defesa é superada por jogadores de qualidade, Arthur Okonkwo brilha debaixo das traves.

Nosso goleiro, nomeado o melhor da posição na temporada passada, acaba de receber o prêmio de melhor jogador da League One do mês de março, quando o time passou por uma sequência importantíssima de confrontos diretos e ele foi protagonista em lances decisivos que garantiram as vitórias. Como foi bem dito pelo nosso querido adm Lucas Dantas, ele faz defesas de três pontos.

Mesmo ficando de fora do time por lesão por um período, nosso arqueiro coleciona 16 “clean sheets”, e é também líder da estatística na posição. Seus 1,95m e sua ótima leitura e tempo de bola garantem um domínio da área impressionante e é muito difícil superá-lo em jogadas de cruzamento. Quando em situação de 1×1, ele cresce mais ainda na frente do adversário. Demonstra muita técnica, sabe se posicionar pra fechar o ângulo e sabe escolher o momento e movimento certo pra fazer as defesas. O jovem tem muito reflexo, é ágil e tem ótima explosão, buscando difíceis bolas rasteiras e coladas no corpo com bastante maestria mesmo com a altura que tem.

Em uma temporada em que nossos artilheiros já não são mais os mesmos, temos a sorte de ter um goleiro que nos faz comemorar cada defesa como se fosse um gol. Okonkwo pode passar a partida inteira sem fazer uma defesa, mas na hora que precisa salvar aquela bola do jogo ele está lá. Todo grande time começa com um bom goleiro, já disse o poeta. Um time histórico como esse do Wrexham não poderia ser diferente.

Fontes: site oficial do clube, serviços de estatística e análise de lances do jogador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *